Curiosidades de Angola

Enquanto eu não vou, deixo algumas curiosidades sobre o país, ao som de Cesária Évora cantando, claro, “Angola“.

Você sabia que…

Angola era o quarto maior produtor de diamantes do mundo antes de 1975 e tem atualmente uma das maiores e menos exploradas reservas de minerais em todo o mundo? Depósitos importantes de ouro, minérios de ferro, magnésio, fosfatos, quartzo, cobre, chumbo, mármores, berilos, granito negro, zinco e inúmeros metais estratégicos e de base são encontrados no país.
Angola tem recursos consideráveis de madeiras valiosas inexplorados desde a independência? As espécies de árvores valiosas são ébano, sândalo africano, mogno, tola e amoreira. Cerca de 150 mil hectares de eucaliptos, ciprestes e das plantações de pinus esperam a reabilitação.
Quando o navegador português Diogo Cão desembarcou na foz do rio Congo em 1483, dois reinos distintos governavam a região? O reino de Bakongo imperava no norte. O reino dos Quimbundos, também conhecido como Ndongo, dominava as zonas central e ocidental. O rei do Quimbundos foi chamado Ngola. A região, tomando o nome do rei, se tornou Angola.
O antílope gigante (Hippotragus niger variani) é um animal que existe apenas em Angola? O animal foi nomeado “palanca negra” em 1916, mas os nativos o denominaram sumbakaloko muito antes. Acredita-se que um antílope gigante branco pode ser encontrado na região central de Angola.
A welwitschia é uma planta única que cresce apenas no sul de Angola e da Namíbia? O comando do Exército português de Angola (Comando Militar Geral de Angola) usou a Welwitschia mirabilis como seu brasão de armas.
De acordo com as previsões, Angola deve se tornar o país número um da África sub-saariana em produção de petróleo até 2015?
Angola passou de um sistema unipartidário marxista-leninista para uma democracia formal multi-partidária depois das eleições de 1992?
O rio Zambeze (quarto mais longo rio da África) e vários afluentes do rio Congo têm as suas nascentes em Angola?
CapoeiraA capoeira foi levada ao Brasil por escravos capturados em Angola? Na terra estrangeira o povo angolano desenvolveu sua prática como um método de defesa contra seus senhores violentos. Devido à sua situação no Brasil colonial, os escravos precisavam disfarçar os treinamentos e dar a eles a aparência de música e dança recreativa.
Angolanos em geral traçam sua descendência através de suas mães.
About these ads

Sobre Gabriel Toueg

Jornalista.
Esse post foi publicado em Cultura em Angola, Dinheiro em Angola, Gente em Angola, História em Angola, Natureza em Angola, Política em Angola e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

24 respostas para Curiosidades de Angola

  1. nicoli cristine viana fernandes disse:

    angola é um pais cheio de riquezas…… gostei do artigo continue sempre asim

  2. quanto ao pais nos os jovem temos grande diversidade de dificuldede no campo social, e nao podemosnos deixa abalar, para que temos que fazer das diculdades como armas de combate para desenvolvermos esta nossa angola que tanto tem de riqueza. ,que somos nos os jovem que sempre somos heirocos e firme vamos vencer as dificuldades para um futuro melhor para as geraçoes vindora que sao os nosso filhos.que tenhao uma angola melhor de mais oportunidades, vamos trabalhar dando cada um de nos o seu melhor.isto e que angola precisa dos seus filho digno sem intrigas .sou o ABEL TERRA CAMPOS

  3. Darosa DA Silva disse:

    Gostei muito, na verdade quem é angolano deve conhecer isto apesar de alguns so estudarem para prova,mas sim estuda-se para vida.

  4. Paulo dos Santos Cambinda disse:

    Realmente gostei são curiosidades que quem sente-se estudante deve saber.
    VIVA ANGOLA

  5. analial disse:

    Quero muito conhecer Angola!

  6. cash Brown disse:

    Caros criticos do blog, quando quizerem ter mais informações sobre Angola, estudem. Não importunem o pobre senhor que por vontade propria resolveu postar só as coisas boas sobre Angola.

    Cambada de gente sem educação, não fazem nada e acham que todo mundo é obrigada a escerever aquilo que vocês não têm coragem de investigar. ANALFABETOS

  7. carlo disse:

    Angola é mais sangue que riqueza”
    albert caluanda
    a riqueza não existe quando as pessoas tornam se avareza,angola é cinsenta, camuflada ,por grande virtude essa riqueza esteve escondida at’e hoje, porque por divina comunhão do clima , foi intransponivel, falar de riqueza em angola não é sinal de orgulho, porque ela mata”

  8. os governante de angola nao merecem a confiaca do povo angolano demitau-se por favor poque voces nem tenhem amor au proximo corruptos de demerda

  9. victoria disse:

    e verdade mesmo jo ANN v.

  10. Yani Costa Araujo disse:

    Nss..mt obrigadah! Ajudooou muito…bjus

  11. Alessandra disse:

    A educação as industrias e alfabetismo como ta isso td hj ??//

  12. Alessandra disse:

    Como ta a saúde da Angola hj em dia ?

  13. oi oi disse:

    Oi achei interessante as coisas de angola mas acho tambem que devia ter muitas curiosidades e caracteristicas á + de angola para as pessoas estudarem + sobre angola

  14. Luzia Gonçalves disse:

    Este artigo é bem interessante,possui, porém, algumas insuficiências . Sou angolana, por isso, não posso deixar de contribuir que Diogo Cão chegou a foz do rio Zaire em 1482 e não em 1483, acrescentando-se que passou de “Ngola” para “Angola” uma vez que o colonizador português não soube pronunciar correctamente; a Palanca Negra Gigante é um antílope preto com partes, não muito significativas, brancas, daí o nome Palanca Negra e Gigante pela sua figura imponente; ao que concerne à riqueza natural de Angola não nos devemos esquecer da segunda maior floresta do mundo e primeira de África, a floresta do Maiombe (situando-se maior parte dela no Congo) ; o seu primeiro presidente foi o dr. António Agostinho Neto, médico e escritor; Angola é um elemento essencial na manutenção da paz na região austral de África como foi, também, para independência de países como a Namíbia, o Zimbabwe (onde se fala na S.W.A.P.O) e para o fim do apartheid na África do Sul em que se menciona a fomosa batalha do Cuito Cuanavale um dos maiores confrontos militares que a Humanidade pôde registar; foi considerada pela ilustre “dama de ferro, Margaret Tchatcher, como órfã da Guerra Fria; é uma das economias que mais cresce em África; Angola já foi um dos maiores produtores de café do mundo; É independente desde 1975 e, finalmente, completa no dia 4 de abril de 2012 doze anos de paz.

  15. kelly disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  16. Jo Ann v. disse:

    Tanta riqueza só nos traz azar…
    E os incompetentes que nos governam, também.

    Canta Dog Murras: “Vamos ficar mesmo assim”. ;-)

  17. Pingback: Números da economia | Em Angola

  18. Pingback: Números da economia | Em Angola

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s