Minas, as minhas e as suas

Sinalização de minas terrestres em Angola (foto: Irin.org)Na terça-feira passada escrevi um post sobre as minas terrestres em Angola. Hoje, quinta, é dia de Angola em números. E vamos com números de minas.

166 pessoas morreram em Angola nos últimos quatro anos por conta de minas terrestres. 313 ficaram feridas. Em 2010, “apenas” cinco morreram. 8 por cento do território angolano, onde vivem 2,4 milhões de pessoas, têm entre 5 e 10 milhões de minas não detonadas. Das quase 2 mil comunidades afetadas, 60% têm pelo menos uma área perigosa e 85% têm uma ou duas dessas zonas. 4/4 é a data das Nações Unidas da Conscientização e Ação contra as Minas. 3 dólares é o custo de produção de uma mina terrestre. O processo de desminagem pode custar até mil dólares por mina. Há 110 milhões de minas no mundo, uma para cada 50 pessoas. Ao redor de 340 tipos de minas são ainda fabricados em 48 países. Durante os 10 anos de luta pela independência e os 20 anos de guerra civil, cerca de 20 milhões de minas terrestres foram colocadas em solo angolano. De acordo com o Human Rights Watch, elas matam em média 120 pessoas por mês. No período da guerra a Unita pagava 300 dólares para que civis carregassem minas a províncias em conflito. Em determinadas províncias até 98% das vítimas de minas são civis. Segundo os Médicos Contra Minas Terrestres, um em cada 334 angolanos perdeu um braço ou uma perna em explosões de minas. Crianças representam 49% das vítimas de minas. 70 mil angolanos são amputados, dos quais 8 mil são crianças menores de quinze anos de idade. Menos de 7% das vítimas morrem, 37% necessitam de amputação.

Sobre Gabriel Toueg

Jornalista.
Esse post foi publicado em Dinheiro em Angola, História em Angola, Números de Angola, Notícias em Angola e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Minas, as minhas e as suas

  1. Leitor disse:

    A tragédia de um país (que também é a tragédia de um continente inteiro) revelada em números. Triste…

  2. Bia Rodrigues disse:

    Ainda não tinha visitado este blog! Feliz por vc!🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s