Tal como Angola…

Notei o comentário muito por acaso, na página do Twitter do jornal angolano O País: “Fidel diz que modelo económico da ilha já não serve: Tal como Angola reconheceu a falência do sistema socialista…”. O jornal faz parte de um grupo de comunicação que é dono também da Radio Mais e da TV Zimbo. O diário se promove como “o jornal da nova Angola”.

No texto publicado no jornal, o autor – que não assina – já começa fazendo comparações entre o modelo econômico de Cuba e de Angola e contando as declarações feitas por Fidel Castro ao jornalista Jeffrey Goldberg, da revista norteamericana The Atlantic:

Tal como Angola reconheceu a falência do sistema socialista em 1991, adoptando o multipartidarismo e a economia de mercado, deixando a planificação centralizada da economia, em Cuba, Fidel Castro reconhece agora que para estes tempos o seu modelo económico já não serve para o seu país. “O modelo cubano não serve nem para nós”, afirma Castro, que fez 84 anos a 13 de Agosto e reapareceu na vida pública no início de Julho.

O novo discurso de Castro surpreende, é verdade, e me faz lembrar de um pronunciamento que ele fez a respeito de Angola, justamente apontando o dedo para o imperialismo colonialista e dizendo quão ricas são as províncias angolanas.

Sobre Gabriel Toueg

Jornalista.
Esse post foi publicado em Dinheiro em Angola, Política em Angola e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s