Uma janela aos domingos

Geometria (foto: Elisa Vaz)“Geometria” é o nome que a arquiteta brasileira Elisa Vaz deu à foto ao lado. A bela imagem foi feita a partir da Fortaleza de São Miguel, em Luanda.

Elisa viveu em Angola entre agosto de 2008 e abril de 2010, realizando projetos de requalificação urbana e projetos na área imobiliária. Hoje, como ela conta, “não moro, transito”.

Ela deixou o país no final de abril. Depois, fez uma viagem de quase três meses pela Europa. “No momento estou me reestabelecendo no Brasil”, conta. Ela está em Recife.

A história pr trás da foto passa pelas artes e envolve a mãe de Elisa, a artista plástica Ana Vaz, nascida em 1977 em Recife (PE). A foto foi tirada “em um momento em que recordei minha mãe”, conta Elisa. Segundo ela, “o registro da imagem que eu via tornou-se inevitável”. Ela relata as coincidências:

Enquanto artista plástica, minha mãe sempre teve como tema recorrente em seus quadros janelas e favelas recifenses. Os musseques verticais de Luanda, decorrência da invasão de edifícios abandonados por portugueses durante o chamado “4×24”, me pareceu juntar os dois temas tão recorrentes em sua obra, possuindo, inclusive, uma paleta de cores semelhante à que ela usa.

Musseque é como em Angola chamam o que no Brasil é conhecido como favela, como conta Elisa. O “4×24” mencionado por ela se refere “àquilo que os angolanos concederam aos portugueses que ainda se encontravam em Angola no momento da independência: 4 quilos para levar e 24 horas para sair do país”.

Embora Elisa conte uma história interessante e bonita por trás da imagem, ela mesma reconhece a tragédia que a fotografia revela: “a condição de miséria dos impressionantes musseques verticais luandenses”:

Para um trabalho artístico, a imagem pode até possuir uma dramaticidade e beleza estética, mas, quem dera, fosse apenas uma cena do imaginário ou registro de um tempo que ficou pra trás.

Sobre Gabriel Toueg

Jornalista.
Esse post foi publicado em Fotografias de Angola, Janelas em Angola e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s