E você, mora onde? – Em Bundas, Angola

Recorte do "Jornal de Angola": Livro sobre a origem dos Bundas (clique para ler o texto)Encontrei a informação por acaso, buscando na Wikipedia dados sobre a revista Bundas (lembra-se?), que era publicada no Brasil há uns dez anos, mais ou menos. Não achei nada sobre a revista, mas descobri que Bundas é o nome de um município angolano, localizado na província de Moxico, uma das maiores do país. E que tem nada menos que 4 mil habitantes (como eles serão chamados?)

Em setembro, a seguinte notícia foi publicada no Jornal de AngolaHospital dos Bundas clama por medicamentos. Em abril, o AngolaPress publicou: Administrador dos Bundas quer postura exemplar dos funcionários públicos.

Ainda da Wikipedia, sobre Bundas, que tem 37 817 km²:

É limitado a Norte pelos municípios do Moxico e Alto Zambeze, a Este pela República da Zâmbia, a Sul pelos municípios de Rivungo e Mavinga, e a Oeste pelo município de Luchazes. É constituído pelas comunas de Lumbala Nguimbo, Luvuei, Lutembo, Sessa, Mussuma, Ninda e Chiume

O artigo da Wikipedia em inglês (sim, há um artigo em inglês sobre Bundas!) vai ainda mais longe (a tradução livre é minha):

Devido à destruição durante a guerra civil angolana, (Bundas) é um dos municípios mais remotos de Angola e o acesso continua sendo um grande problema, apesar de progressos significativos. Muitas estradas ainda não estão livres de minas terrestres e muitas pontes continuam destruídas, tornando o município quase inacessível, a não ser por ar.

A população é composta predominantemente por pessoas deslocadas internamente (IDP) e outras que voltaram para a área a partir de abril de 2002. Devido à sua inacessibilidade e isolamento de Luanda, Moxico Sul tem historicamente sofrido de falta de investimentos por parte das autoridades provinciais e nacionais.

A Wikipedia tem ainda informações em espanhol e em italiano sobre Bundas! Por falar em idiomas, “bunda” é o nome da língua falada em Bundas.

UPDATE O Miguel Fernandes compartilhou, no Facebook, informação sobre um livro chamado “Collecçao de observaçōes grammaticaes sobre a lingua bunda ou angolense“. Tem trechos do livro, apesar de quase ilegível…

Sobre Gabriel Toueg

Jornalista.
Esse post foi publicado em Curiosidades em Angola e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s